Conceito do BSC
Segundo
Kaplan e Norton, Balanced Scorecard é uma técnica que visa a integração e
balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho existentes em
uma empresa, desde os financeiros/administrativos até os relativos aos
processos internos, estabelecendo objetivos da qualidade (indicadores) para
funções e níveis relevantes dentro da organização, ou seja, desdobramento dos
indicadores corporativos em setores, com metas claramente definidas. É uma ferramenta
de planejamento estratégico na qual a entidade tem claramente definidas as
suas metas e estratégias, visando medir o desempenho
empresarial através de indicadores quantificáveis e verificáveis.
Assim, esse modelo traduz a missão e a estratégia
de uma empresa em objetivos e medidas tangíveis.
As medidas representam o equilíbrio entre os
diversos indicadores externos (voltados para acionistas e clientes), e as
medidas internas dos processos críticos de negócios (como a inovação, o
aprendizado e o crescimento).
História
A metodologia BSC foi inicialmente divulgada no ano
de 1992, por Robert S. Kaplan, professor da Harvard Business School e David P.
Norton, presidente da Renaissance Solutions, através de um artigo onde definiam
parâmetros para avaliação e melhoramento do desempenho das empresas.
Como Funciona
O BSC sinaliza em quais segmentos de mercado se
deve competir e que clientes conquistar. Oferece uma visão do futuro e um caminho
para chegar até ele, isso vai bem de encontro ao que vimos anteriormente sobre
Planejamento.
O Balanced Scorecard não é uma ferramenta destinada
a contadores, pois muitos tem essa ideia, que está ligada a contabilidade da
organização, o BSC deve ser utilizado pelos executivos que precisam tomar uma
série de decisões: a respeito de suas operações, de seus processos de produção,
de seus objetivos, produtos e clientes, ou seja, visando o atingimento do
Planejamento Estratégico da organização.
O BSC é um método que auxilia os gestores a
desenvolver bem uma estratégia do princípio ao fim e depois fazer com que cada
um na organização esteja envolvido a implementá-la (Kaplan e Norton, 2001).
Os indicadores devem traduzir a estratégia da
empresa e devem ser utilizadas para auxiliar qualquer um na organização e
tentar atingir as prioridades estratégicas. Somente assim as empresas serão
capazes de não apenas criar estratégia, mas também implementá-las (Kaplan e
Norton, 2001).
Através da observação dos resultados obtidos em
outras empresas, Kaplan e Norton concluíram que o Balanced Scorecard deixara de
ser um sistema de medição para se tornar rapidamente (1997, pg. 9) um sistema
de gestão, com o qual os executivos estavam não somente comunicando a estratégia,
mas também efetuando a sua gerência.
O BSC emergiu porque é um sistema capaz de
compreender a estratégia empresarial e comunicá-la a toda a organização (Kaplan
e Norton apud Kaplan e Norton 2001; Banker, Chang, e Pizzini, 2004, pg. 22).
Por contemplar medidas não financeiras pode
auxiliar as empresas frente às mudanças do meio ambiente onde os ativos
intangíveis da organização ganharam maior importância como fonte de vantagem
competitiva no final do século XX (Kaplan e Norton, 2001, pg.88; Kaplan e Norton,
1996 pg. 68).
O Balanced Scorecard é baseado em quatro
perspectivas (financeira, clientes, processos internos e
aprendizado/crescimento), formando um conjunto coeso e interdependente, com
seus objetivos e indicadores se inter-relacionando e formando um fluxo ou
diagrama de causa e efeito que se inicia na perspectiva do aprendizado e
crescimento e termina na perspectiva financeira.
Na análise do BSC, se os quatros indicadores
estiverem aplicados de acordo com os objetivos propostos pela entidade, ou
seja, se estiverem equilibrados, significa que a empresa conseguirá ter um
melhor desempenho, permitindo a concepção de novas estratégias.
O BSC está relacionado com a visão e estratégia de
uma empresa, duas áreas fundamentais para que a empresa tenha sucesso.
Financeiro: criar novos indicadores de desempenho para que os acionistas
possam ter melhor rentabilidade dos seus investimentos;
Clientes: saber qual o grau de satisfação dos clientes com a empresa;
Processos internos: a empresa deve identificar se há produtos com problemas, se foram
entregues no tempo previsto e apostar na inovação dos seus produtos;
Aprendizado e crescimento: diz respeito à capacidade e motivação do pessoal, e a um melhor
sistema de informação na empresa.
Objetivo
O principal objetivo do balanced scorecard é
alcançar o alinhamento entre o planejamento estratégico da empresa e as
atividades operacionais que ela exerce. Ele traduz a missão e a estratégia em
objetivos e medidas, organizados através de indicadores que irão informar os
funcionários sobre os vetores do sucesso atual e futuro. Ao articularem os
resultados desejados pela empresa, os executivos esperam canalizar a energia, a
habilidade e o conhecimento de todos os colaboradores da organização para
alcançar os objetivos de longo prazo.
Para isso é preciso tomar algumas ações, dentre as
quais podemos citar:
> Esclarecer
e traduzir a visão e a estratégia: A tradução da missão estratégica é algo crucial
para o desempenho dos objetivos organizacionais e deve ser feita por todos os
gestores, através de um conjunto de objetivos e indicadores inerentes a cada
departamento (Mapa Estratégico), que contribuem para a criação de um consenso
entre gestores, colaboradores e as atividades da organização em si.
>
Planejar, estabelecer metas e alinhar as iniciativas estratégicas: Os gestores (altos executivos)
devem identificar e estabelecer metas para seus colaboradores, definir
processos, planejar o desempenho financeiro e também ditar qual o ritmo ideal
de crescimento da organização. Todo esse planejamento deve ser feito em acordo
com as capacidades reais da empresa e com a projeção de desempenho do mercado
que esta participa.
>
Melhorar o Feedback e o aprendizado estratégico: O feedback e o processo de revisão
avaliam o desempenho das metas e da estratégia adotada pela organização. Essa
ação otimiza as habilidades e o conhecimento dos colaboradores, bem como
permite melhorar o monitoramento e o controle da organização, sob a ótica de
quatro perspectivas principais: financeira, clientes, processos internos e
aprendizagem e crescimento.
>
Comunicar e associar objetivos e medidas estratégicas: Permite aos gestores
comunicar a estratégia ligando os objetivos empresariais aos departamentos. A
ideia é assegurar aos gestores que todos os níveis da organização compreendam
as estratégias de longo prazo, e que tanto os objetivos departamentais quanto
os individuais estão alinhados entre si. O balanced scorecard auxilia justamente nesse alinhamento
(Padoveze, 2007).
Implementação do Balanced Scorecard (BSC)
O Balanced Scorecard traduz o conhecimento,
habilidades e sistemas que os funcionários precisarão para inovar e construir
as capacidades estratégicas, entregando valor específico ao mercado e
proporcionando ao mesmo tempo um aumento do valor do negócio para o acionista.
No seu processo o BSC está dividido formalmente em tarefas que determinam
algumas ações a serem desenvolvidas. Kaplan e Norton definem quatro processos
gerenciais para a implementação do BSC, conforme ilustra a figura acima:
> O
processo de tradução da visão ajuda a construir um consenso sobre a visão e a
estratégia da organização entre todos os colaboradores (desde o alto escalão
até as classes mais baixas). O resultado desse processo é a tradução da
estratégia em termos operacionais, ou seja, o desenho dos mapas
estratégicos (os BSCs). Os mapas estratégicos adicionam mais
dinâmica temporal à estratégia, trazendo mais clareza e foco para o negócio.
> O
processo de comunicação e ligação consiste basicamente em comunicar a estratégia da
empresa tanto no sentido vertical quanto horizontal da estrutura, conseguindo
assim uma maior integração entre os objetivos departamentais e os individuais.
Este processo tem como finalidade principal identificar os chamados
"processos-chave" da organização, bem como desenvolver medidas de
desempenho para eles.
> O
processo de planejamento do negócio consiste em alocar os recursos da organização e
definir suas prioridades de acordo com as metas estratégicas que esta possui.
Este processo visa evitar que haja complacência, ou que de alguma maneira
ocorra a inviabilização de novas mudanças necessárias para o desenvolvimento da
empresa. É importante que a empresa seja capaz de adaptar seus recursos e prioridades
de acordo com as necessidades estratégicas que sejam estabelecidas.
> O
processo de feedback visa dar
a organização a capacidade de aprendizado estratégico, ou seja, fazer de toda a
gestão estratégica um processo contínuo e constante e que seja de conhecimento
de todos dentro da organização. É importante ressaltar que durante todo o
processo de implementação do BSC a organização passou a assimilar uma nova
cultura, sendo assim, percebê-la e sustentá-la é fundamental para consolidar
tal mudança.
A empresa deve utilizar todo seu meio interno de
comunicação para levar a ideia do Balanced Scorecard a toda força de trabalho,
utilizando quadros de avisos, e-mails, palestras, intranet, etc. O BSC deve ser
transmitido diariamente para os funcionários para que sua essência faça parte
da empresa e das pessoas que nela trabalham. É preciso que todos tenham
adquirido uma clara compreensão das metas de longo prazo, bem como da
estratégia para alcançá-las, alinhando as iniciativas e esforços com os
processos de mudanças necessários.

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