Segundo o Wikipédia, "Sustentabilidade é a habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Ultimamente este conceito tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, e que precisou do vínculo da sustentabilidade no longo prazo, um "longo prazo" de termo indefinido, em princípio."
A verdade é que a maioria das empresas associam o termo à natureza, o que não é errado, porém não é só isso. A sustentabilidade é o meio em que a empresa tem que promover o seu sustento em quatro pilares, Pessoas, Meio Ambiente, Infraestrutura e Finanças. Privilegiar uma destas pilares, deixando as outras a segundo plano pode tornar a empresa insustentável. O segredo, então, está no equilibro destas por meio de um sistema de gestão efetivo.
Pilar Pessoas - Um planejamento voltado para todos na empresa é a base da sustentabilidade. Qualquer sistema só funciona com a participação de todos na empresa, buscar a forma de equilíbrio é o desafio dos gestores atuais. Portanto, o planejamento deve abordar desde a contratação até a saída da pessoa na empresa. Peter Drucker em seu livro Gestor Eficaz diz o seguinte: "O tempo da força acabou, agora vivemos no tempo da negociação", então os gestores precisam entender que as pessoas precisam saber o porque de fazer uma tarefa, qual o sentido de realizar o trabalho, pois a frase "tem que fazer porque o chefe tá mandando", não funciona mais. Para contratar necessita primeiro saber qual a necessidade do cargo, quais as habilidades necessárias, para selecionar a pessoa certa para realizar a tarefa certa...
(mais sobre o assunto na próxima matéria)
http://pt.slideshare.net/ColegioOBomPastor/as-empresas-precisam-saber-o-que-sustentabilidade

Nenhum comentário:
Postar um comentário