O
QUE É ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS?
O conceito de se ter um departamento responsável pelo
fluxo de materiais a partir do fornecedor, passando pela produção até o
consumidor, é relativamente novo. Embora muitas empresas tenham adotado esse
tipo de organização, há ainda diversas que não o fizeram. Se as empresas
desejam minimizar seus custos totais nessa área e prover melhor nível de serviços
ao cliente, devem agir desse modo.
O nome geralmente dado a essa função é administração de materiais. Outros nomes
incluem planejamento e controle da distribuição e administração da logística. Comumente
é denominada, também, de Administração de Suprimentos, adquirindo um conceito
um pouco mais geral, englobando também serviços e energia. Quando associada à
distribuição de produtos e materiais em geral é denominada Logística.
Em algumas organizações as atividades de compras estão em
um setor, as de estocagem em outro e as de movimentação em outro. A localização
no organograma depende do tipo de empresa.
Administração de materiais é uma função coordenadora responsável
pelo planejamento e controle do fluxo de materiais. Ela pode fazer muito para
melhorar os lucros de uma empresa.
As
Empresas e Seus Recursos:
Toda
produção depende da existência de 3 fatores: natureza, capital e trabalho, integrados
por um quarto fator denominado empresa:
1. Natureza: fornece os
insumos necessários à produção, como matérias-primas, energia, terra etc.
2. Capital: fornece o
dinheiro necessário para adquirir os insumos e pagar o pessoal. O capital
permite comprar, adquirir e utilizar os demais fatores de produção.
3. Trabalho: constituído
pela mão-de-obra, que processa e transforma os insumos e matérias-primas em
produtos acabados ou serviços prestados.
4. Empresa: (é capaz de
aglutinar a natureza, o capital e o trabalho em um conjunto harmonioso que
permite alcançar um resultado maior que a soma dos fatores aplicados individualmente.
Sinergia). Constitui o sistema que coordena de forma harmoniosa todos os
fatores de produção envolvidos, fazendo com que o resultado do conjunto supere
o resultado que cada fator teria isoladamente. Esse ganho adicional, conhecido como
efeito sinérgico ou sinergia, é capaz de proporcionar o lucro. Assim como o
efeito contrário, a perda nas inter-relações dos fatores de produção, conhecido
como entropia, gera os prejuízos.
Funções
na Administração de Materiais
A Administração de Materiais é uma função administrativa
semelhante a outras funções de administração de recursos tais como a
Administração Financeira, a Administração de Recursos Humanos etc.
É composta, basicamente, das atividades de COMPRAS, ESTOCAGEM
e MOVIMENTAÇÃO, interligadas pela atividade de PLANEJAMENTO E CONTROLE.
Detalhando
a Área de Atuação:
- Administração de Estoque
- Assessoria de compras
- Assessoria de estoques
- Assessoria de materiais
- Catalogação de materiais
- Codificação de Materiais
- Controle de Materiais
- Estudo de Materiais
- Logística
- Orçamento e Procura de
Materiais
- Planejamento de Compras
- Sistemas de Suprimento
Objetivos
da Administração de Materiais
Suprir
os diversos setores da empresa com os materiais de que necessitam com a
qualidade requerida, na quantidade correta, no instante adequado e no local
apropriado ao mínimo custo.
Como
Atingir os Objetivos:
· Minimizando o
investimento em estoques.
· Prevendo necessidades
e disponibilidades de materiais, assim como as condições de mercado.
· Mantendo contato
permanente com fornecedores, tanto atuais como em potencial, verificando
preços, qualidade e outros fatores que tenham influência no material e nas
condições de fornecimento.
· Pesquisando
continuamente novos materiais, novas técnicas administrativas, novos
equipamentos e novos fornecedores.
· Padronizando
materiais, embalagens e fornecedores.
· Controlando
disponibilidades de materiais e situação dos pedidos, tanto em relação a
fornecedores como em relação à produção da empresa.
· Obtendo segurança de
fornecimento.
· Obtendo preços
mínimos de compra.
Evolução da Teoria:
A
evolução da administração de materiais processou-se em várias fases, por
exemplo:
- Atividade
exercida diretamente pelo proprietário da empresa, uma vez que comprar era
a essência do negócio.
- Atividades de
compras como apoio às atividades produtivas e, portanto, integradas à área
de produção.
- Coordenação dos
serviços envolvendo materiais, começando com o planejamento das
matérias-primas e a entrega de produtos acabados, em uma organização
independente da área produtiva.
- Agregação à área
de logística das atividades de suporte à área de marketing.
- Modelo atual da
área de logística da qual faz parte a administração de materiais.
As
empresas são organizações sociais que utilizam determinados recursos para
atingir determinados objetivos. Elas existem para produzir alguma coisa. As
empresas exploram um determinado negócio para alcançar os objetivos desejados,
que podem ser lucro ou atendimento de determinadas necessidades da sociedade
(empresas sem fins lucrativos).
A
evolução da administração de materiais até chegar na fase atual pode ser melhor
compreendida quando se considera o fato de que, para haver o progresso da
atividade produtiva, se fez necessário o suporte dos recursos de materiais.
Tais pontos podem ser mais bem compreendidos através do
quadro a seguir:
|
PERCEPÇÃO EMPRESARIAL
|
SITUAÇÃO INICIAL
|
PROCESSO DE EVOLUÇÃO
|
ESTÁGIO AVANÇADO
|
SITUAÇÃO ATUAL
|
|
O
administrador de materiais
|
Pessoa
de recados
|
Funcionário
a serviço da produção
|
Executivo
conhecedor do mercado de abastecimento
|
Executivo
que administra 60% dos custos e das despesas
|
|
Perfil
do profissional
|
Pessoa
bem considerada
|
Burocrata
eficiente
|
Conhecedor
de administração comercial e de mercados
|
Executivo
com preparo técnico, econômico e legal
|
|
Progresso
do profissional
|
Sem
possibilidades
|
Comprador
|
Planejamento
do negócio
|
Diretor
executivo
|
|
Atividades
da administração de materiais
|
Faz
despesas
|
Evita
faltas e desmobiliza estoques excedentes
|
Planejamento
estratégico
|
Concentração
em uma visão de melhoria dos resultados
|
Fonte: Francischini,
P. G. & Gurgel, F. A. Administração
de materiais e do patrimônio. São Paulo: Pioneira, 2002. Página 4.
A
ciência da administração apoia-se no seguinte tripé:
. Finanças = mola propulsora
. Material = condição para o processo produtivo
. Pessoal = responsável por acionar o processo produtivo
Para
que exista uma administração perfeita, é necessária uma harmonia entre essas 3
áreas, ou seja, elas deverão estar de tal forma entrosadas que uma fique
dependente da outra, uma vez que se entrelaçam e se confundem dentro do fluxo
administrativo. Nada se pode fazer sem capital, bem como sem material. Somente
com esses dois, não temos condições de administrar, pois há falta do elemento
humano que irá acionar todo o processo produtivo. Não deverá existir diferença
no nível hierárquico entre estas áreas, pois têm a mesma importância para o bom
funcionamento da empresa.
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