8 em cada 10
empresas fecham em menos de 02 anos, 06 das 10 maiores empresas do país estão
envolvidas em corrupção. O que estes números têm em comum? Pessoas! Nada
acontece na empresa sem o envolvimento de pessoas, cuidar desta ferramenta pode
ser o diferencial que sua empresa precisa.
Ao longo dos
anos várias notícias estão circulando em jornais envolvendo corrupção,
negociações, sucesso e fracassos de marcas, por trás destas notícias estão
pessoas envolvidas direta ou indiretamente. É pensando neste envolvimento que o
líder precisa direcionar seus recursos para a melhoria do capital intelectual
de todos que estão envolvidos nos processos da empresa, neste artigo iremos abordar
alguns fatores que podem ser o diferencial de sucesso da empresa.
Peter Drucker,
em uma das suas brilhantes entrevistas, afirmou que um líder precisa ter 3
grandes marcas de sua liderança: Missão, Exemplo e Resultados, ao associar as
palavras de Drucker e o que estamos acompanhando nestes últimos anos, vemos que
muitos “lideres” estão se perdendo em sua missão, ou pior, não estão
conseguindo servir de exemplo aos seus liderados, e os resultados, por mais que
pareçam grandes conquistas, se transformam em caos e quebra de marcas que
levaram anos para conquistar mercado. Não podemos esquecer que estes
executivos, são pessoas, e como qualquer outro ser humano tem fragilidades e
podem se desviar daquilo que um dia foi seu objetivo maior. Às vezes, uma busca
desenfreada pelo poder, pode ocasionar um caminho sem volta, com consequências desastrosas
a ética e ao que Drucker chamou de missão do líder.
O ser humano,
desde de seus primórdios, tem demonstrado que a base de sua evolução está
concentrada no desenvolvimento do seu conhecimento. Alvin Toffler, afirma em
seu livro: A Terceira Onda, que a descoberta da terra como fonte de riqueza,
transformou a humanidade, os nômades para se proteger se alocaram em cavernas e
começaram a plantar e caçar para a sua sobrevivência, começa daí, então, o
processo de acúmulo de riquezas e busca pelo poder. O homem primitivo descobriu
que a força, com ajuda de algumas ferramentas, o tornavam mais respeitado pelos
demais membros, garantindo aos mesmos, algumas vantagens sobre os demais.
Toffler afirma que a segunda onda está concentrada na revolução industrial, que
mais uma vez modifica e transforma o modo de relacionamento das pessoas, porém,
até se concretizar, a revolução industrial sofreu influências de comportamentos
dos líderes pela busca de poder e acúmulo de riquezas. Estes comportamentos
tiveram influências no modo que as pessoas se relacionam até hoje, e tornando o
modo de evolução mais dinâmico e necessário para suprir suas necessidades. A
descoberta do conhecimento formal, escrito e o que este pode ajudar no
desenvolvimento das pessoas, fez com que a humanidade evoluísse e chegasse a
terceira onda, segundo Toffler, que é a Era da Informação.
O conhecimento
e o modo como este é transmitido, faz com que o líder tenha em suas mãos a mais
poderosa das ferramentas humanas para influenciar e fazer com os outros o
sigam. A tarefa é gerir esta fonte de riqueza na forma de trazer resultados
positivos e com isso evitar os desvios naturais que as pessoas podem cometer ao
longo de seu processo evolutivo. Como ser humano, o líder pode identificar as
necessidades de cada liderado e proporcionar ferramentas adequadas ao seu
desenvolvimento e assim fazer com que a empresa também se desenvolva. Para
muitos pensadores da administração, o capital intelectual é a principal riqueza
do homem, e sendo esta a mola propulsora do seu crescimento social, deve ser aprimorada
e valorizada de forma a atingir os resultados propostos pela instituição que o
mesmo está envolvido.
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