sexta-feira, 28 de abril de 2017

Líder e o desenvolvimento do Capital Intelectual



8 em cada 10 empresas fecham em menos de 02 anos, 06 das 10 maiores empresas do país estão envolvidas em corrupção. O que estes números têm em comum? Pessoas! Nada acontece na empresa sem o envolvimento de pessoas, cuidar desta ferramenta pode ser o diferencial que sua empresa precisa.

Ao longo dos anos várias notícias estão circulando em jornais envolvendo corrupção, negociações, sucesso e fracassos de marcas, por trás destas notícias estão pessoas envolvidas direta ou indiretamente. É pensando neste envolvimento que o líder precisa direcionar seus recursos para a melhoria do capital intelectual de todos que estão envolvidos nos processos da empresa, neste artigo iremos abordar alguns fatores que podem ser o diferencial de sucesso da empresa.

Peter Drucker, em uma das suas brilhantes entrevistas, afirmou que um líder precisa ter 3 grandes marcas de sua liderança: Missão, Exemplo e Resultados, ao associar as palavras de Drucker e o que estamos acompanhando nestes últimos anos, vemos que muitos “lideres” estão se perdendo em sua missão, ou pior, não estão conseguindo servir de exemplo aos seus liderados, e os resultados, por mais que pareçam grandes conquistas, se transformam em caos e quebra de marcas que levaram anos para conquistar mercado. Não podemos esquecer que estes executivos, são pessoas, e como qualquer outro ser humano tem fragilidades e podem se desviar daquilo que um dia foi seu objetivo maior. Às vezes, uma busca desenfreada pelo poder, pode ocasionar um caminho sem volta, com consequências desastrosas a ética e ao que Drucker chamou de missão do líder.

O ser humano, desde de seus primórdios, tem demonstrado que a base de sua evolução está concentrada no desenvolvimento do seu conhecimento. Alvin Toffler, afirma em seu livro: A Terceira Onda, que a descoberta da terra como fonte de riqueza, transformou a humanidade, os nômades para se proteger se alocaram em cavernas e começaram a plantar e caçar para a sua sobrevivência, começa daí, então, o processo de acúmulo de riquezas e busca pelo poder. O homem primitivo descobriu que a força, com ajuda de algumas ferramentas, o tornavam mais respeitado pelos demais membros, garantindo aos mesmos, algumas vantagens sobre os demais. Toffler afirma que a segunda onda está concentrada na revolução industrial, que mais uma vez modifica e transforma o modo de relacionamento das pessoas, porém, até se concretizar, a revolução industrial sofreu influências de comportamentos dos líderes pela busca de poder e acúmulo de riquezas. Estes comportamentos tiveram influências no modo que as pessoas se relacionam até hoje, e tornando o modo de evolução mais dinâmico e necessário para suprir suas necessidades. A descoberta do conhecimento formal, escrito e o que este pode ajudar no desenvolvimento das pessoas, fez com que a humanidade evoluísse e chegasse a terceira onda, segundo Toffler, que é a Era da Informação.

O conhecimento e o modo como este é transmitido, faz com que o líder tenha em suas mãos a mais poderosa das ferramentas humanas para influenciar e fazer com os outros o sigam. A tarefa é gerir esta fonte de riqueza na forma de trazer resultados positivos e com isso evitar os desvios naturais que as pessoas podem cometer ao longo de seu processo evolutivo. Como ser humano, o líder pode identificar as necessidades de cada liderado e proporcionar ferramentas adequadas ao seu desenvolvimento e assim fazer com que a empresa também se desenvolva. Para muitos pensadores da administração, o capital intelectual é a principal riqueza do homem, e sendo esta a mola propulsora do seu crescimento social, deve ser aprimorada e valorizada de forma a atingir os resultados propostos pela instituição que o mesmo está envolvido.

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