quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Gestão do Conhecimento

Quanto vale uma decisão de um líder?
Quanto vale uma ação do pessoal operacional?
Será possível avaliar e contabilizar capacidade intelectual?

Tanto é possível, quanto necessária! As empresas modernas precisam compreender seu capital intelectual, precisam estabelecer critérios para contratação, desenvolvimento e manutenção deste capital.

Antes de mais nada precisamos entender o que é conhecimento!
Conhecimento é a informação correta para a tomada de decisão efetiva. Efetividade é ser eficaz e eficiente ao mesmo tempo, ou seja, chegar a resultados excelentes utilizando os melhores meios e recursos. Então ter conhecimento gera lucro, capital, daí o termo capital intelectual.

Com um mundo globalizado, os clientes mais conscientes e críticos, nossos produtos cada vez mais inovadores, a gestão do conhecimento passou a ser a grande saída das empresas para conseguir transformar poucos recursos em resultados de sucesso. Investir no capital intelectual, valorizar as pessoas e o que elas podem trazer de recursos, passou a ser necessidade das empresas.

Captar e gerenciar conhecimento é o primeiro passo para desenvolver o capital intelectual. Então a contratação deve ter um olhar mais critico, voltado para o futuro, com a certeza de ter a pessoa certa no lugar certo. Antes de contratar é necessário ter um perfil do cargo definido, para entendermos quais as habilidades e atitudes necessárias para cada função na empresa.

A partir da contratação precisamos melhorar o conhecimento das pessoas, gerando mais capital intelectual, para tanto faz-se necessário ter um plano individual de desenvolvimento. Lembramos que treinamento e desenvolvimento tem relativa diferença, principalmente quanto ao tempo, onde o treinamento é a melhoria a curto prazo da pessoa e o desenvolvimento a melhoria a longo prazo.

Talvez a tarefa mais difícil e ainda a principal razão das empresas ainda não investirem no desenvolvimento das pessoas, está, justamente, na manutenção destas pessoas na empresas. O medo de preparar a pessoa para o mercado e não para empresa faz com que alguns donos de empresas tenham receio de investir. Sabendo que investindo ou não o risco é o mesmo, a saída da pessoa para uma empresa maior. então, investir em desenvolvimento é a melhor opção, desde que seja aproveitado o conhecimento desta pessoa o maior tempo possível na empresa, tornando o funcionário em um multiplicador de conhecimento.

Necessário entender que gerenciar o conhecimento não é tarefa fácil, nem barata, porém o retorno é sempre lucrativo quando bem monitorada e com o pensamento de melhoria constante.

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