quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Planejamento Estratégico e Gestão de Pessoas

Embora amplamente divulgada a importância do planejamento nas organizações com ou sem fins lucrativos, o que se evidencia em vários estudos, pesquisas e relatos de empresários é que, na maioria das pequenas e médias empresas brasileiras a teoria do planejamento não está intimamente ligada à prática organizacional. No Brasil, várias entidades públicas e privadas como, por exemplo, o SEBRAE – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, divulgam enormes taxas de falências e, em muitas dessas empresas que encerraram suas atividades, os diagnósticos revelam a falta de planejamento como um fator preponderante para o fracasso.
Podemos ilustrar o planejamento estratégico como uma prática de sobrevivência essencial para a empresa.
A empresa necessita definir suas prioridades e modificar seus meios de comunicação para que o planejamento estratégico funcione com eficácia. O esquema a seguir mostra como deve fluir a comunicação para que o planejamento estratégico atinja seus objetivos.









Com este esquema podemos observar a preocupação que a alta direção deve ter com relação ao desenvolvimento do capital intelectual dos seus funcionários.
Assim, o planejamento estratégico para atingir os seus objetivos depende de uma gestão de pessoas bem estruturada.