segunda-feira, 27 de julho de 2009

Características do Empreendedor

Algumas das características que mais contribuem para o sucesso pessoal do empreendedor:
CAPACIDADE DE ASSUMIR RISCOS CALCULADOS
Capacidade de enfrentar desafios é uma combinação de ousadia, coragem, controle e determinação. Ao arriscar seu patrimônio num novo negócio o empreendedor está colocando a realização de seus ideais acima da suposta segurança do trabalho assalariado. Os riscos fazem parte de qualquer atividade, e é preciso saber conviver com eles e sobreviver a eles. É preciso aprender a administrá-los.
IDENTIFICAR OPORTUNIDADES
É a capacidade natural de estar permanentemente atento a tudo que acontece à sua volta. Um empreendedor tem sensibilidade para fazer coisas novas, na hora e no lugar certo. Ou seja, ele sabe identificar as necessidades do seu cliente e produz bens e serviços que satisfaçam essas aspirações. O empreendedor é curioso e vive em constante pesquisa de novos caminhos, seja no trabalho, em casa, no passeio, em leituras, televisão, etc.
LIDERANÇA
É a capacidade de influenciar pessoas a executar tarefas levando em consideração que cada um tem sua vida pessoal e suas aspirações. O líder dá o exemplo, estimula os colaboradores e os mantêm motivados. Seu papel é desenvolver uma cultura organizacional voltada para o cliente, que permita o estimulo para as pessoas trabalharem satisfeitas.
METAS E OBJETIVOS
O empreendedor estabelece objetivos a longo prazo e define metas de curto prazo. As pessoas geralmente têm sonhos e objetivos de curto prazo, em muitas vezes vagamente definidos. A tendência do empreendedor é definir claramente objetivos e metas que lhe dêem condições de realizar projetos mais amplos e duradouros. O empreendedor tem nítida direção de conduta e determinação. Ele sabe o que quer e onde pretende chegar.
PERSISTÊNCIA
É a capacidade de definir e manter o direcionamento de sua empresa rumo ao sucesso, apesar das dificuldades encontradas. É a persistência pelo ideal, pelos objetivos a que se propõe, superando os obstáculos do caminho.
VISÃO GLOBAL
Hoje em dia, a satisfação do cliente é fundamental para o sucesso do negócio. E quando se diz "cliente" entende-se aquele que compra, o fornecedor, a comunidade vizinha e principalmente o funcionário. A satisfação dos clientes externos é conseqüência de pessoas que trabalham satisfeitas. O Empreendedor vê a organização como processo de satisfação das necessidades do
cliente, em permanente harmonia com o ambiente interno.
ATUALIZAÇÃO
O empreendedor está sempre disposto a aprender. Ele tem sede de conhecimento, de buscar novas informações dentro do seu ramo de atividade, ou fora dele. Entende que a inovação contínua é a base das organizações modernas. Tem consciência de que nunca sabe tudo e que sempre existem coisas a entender e a descobrir sobre sua empresa, clientes, fornecedores, parceiros, concorrentes e funcionários.
ORGANIZAÇÃO
Estabelecidas as metas, o empreendedor deve encontrar os meios para alcançá-las. Ele entende que os resultados almejados precisam ser obtidos por meio da aplicação dos recursos disponíveis de forma lógica, racional e clara. A partir das metas define-se o caminho a percorrer. Ser organizado é definir onde quer chegar, planejar como chegar, garantir a execução do planejado, identificar e corrigir possíveis desvios de rotas.
INOVAÇÃO
Tem grande capacidade de inovar e criar. Desenvolve novas soluções quando aquelas já conhecidas não satisfazem. Transforma idéias em fatos concretos e dinâmicos, que garantam a permanente evolução da organização.
CRIATIVIDADE
O Empreendedor está sempre concebendo novas soluções e conceitos. Não teme o insucesso, interage concretamente na realidade, identifica as raízes dos problemas, desafia as idéias pré formatadas pelos meios tradicionais de administração e gera alternativas objetivas, na obtenção do sucesso desejado.
COMPROMETIMENTO
O empreendedor tem alto nível de compromisso com o trabalho que desenvolve. Faz sacrifícios pessoais ou esforços extraordinários para completar tarefas, ou cumprir compromissos assumidos. Aceita a responsabilidade por suas falhas no cumprimento de suas tarefas.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

O que é PDCA?

PDCA - é um método para melhoria de processos. É aplicado principalmente nas normas de sistemas de gestão e deve ser utilizado (pelo menos na teoria) em qualquer empresa de forma a garantir o sucesso nos negócios, independentemente da área ou departamento (vendas, compras, engenharia, etc...).

Os passos são os seguintes:

  • Plan (planejamento) : estabelecer missão, visão, objetivos (metas), procedimentos e processos (metodologias) necessários para o atingimento dos resultados.
  • Do (execução) : realizar, executar as atividades.
  • Check (verificação) : monitorar e avaliar periodicamente os resultados, avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado, objetivos, especificações e estado desejado, consolidando as informações, eventualmente confeccionando relatórios.
  • Act (ação) : Agir de acordo com o avaliado e de acordo com os relatórios, eventualmente determinar e confeccionar novos planos de ação, de forma a melhorar a qualidade, eficiência e eficácia, aprimorando a execução e corrigindo eventuais falhas.